22 de jul. de 2010

COMPLEXO DE CINDERELA


No texto "Admiro", postado antes deste, não foi por acaso que mencionei a espressão Complexo de Cinderela.
Para quem nunca ouviu falar, é o nome dado a um desvio psicológico que afeta muitas mulheres, a grosso modo, causa a sensação de dependência das forças masculinas externas.

Existe um livro antiguinho, mas muito atual, que trata do assunto. Foi escrito pela psicóloga americana Colette Dowling.
Vale a leitura por trazer argumentos esclarecedores para nós mulheres que crescemos em meio a tantas crenças e valores impostos e que ainda nos  assombram inconscientemente . É bem provável que hoje existam outros estudos sobre o tema (se alguém encontrar e quiser compartilhar comigo agradeço) mas, mesmo assim, é bastante interessante a leitura do livro em questão. Não sou psicóloga, mas como mulher posso dizer que a autora é bem certeira em seu estudo.

Segue uma breve nota:
"Complexo de Cinderela", best seller publicado em 1981 por Colette Dowling, descreve uma mulher que prefere acomodar-se em um casamento (inutilizando seu potencial criativo e intelectual) a competir no mercado de trabalho. "Cinderela" é uma mulher passiva e medrosa, a espera de um milagre que venha modificar a sua vida, espera um Príncipe Encantado.


"O amor próprio é o início de um romance para a vida inteira" Oscar Wilde